sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

LORENZA DE MEDICI E O RISTORANTE DA BADIA

Lorenza de Medici já publicou mais de 30 livros de receitas, apareceu em uma série de 13 partes sobre a cozinha italiana para a televisão pública e conduz uma escola de culinária em Badia a Coltibuono, uma propriedade do século 11 na região de Chianti, na Toscana.
No típico restaurante toscano plantado nos belos jardins onde a culinária reflete a filosofia da família Prinetti Stucchi, Paolo Stucchi Prinetti é anfitrião na sala de jantar e o chef Maurizio Fenino prepara os pratos da comida toscana a partir de receitas refinadas com um toque de originalidade por Lorenza de Medici. Os pratos são baseados em simples ingredientes sazonais cujos sabores são acentuadas por ervas frescas e verduras. Massa fresca é feita diariamente e regionais especialidades de carne incluem o cordeiro, coelho e a carne da raça bovina Chianina . Queijo de leite de ovelha e de cabra fazem parte da tábua de queijos e todos os pudins são caseiros. A carta de vinhos inclui a seleção de vintages de Coltibuono, bem como uma seleção dos melhores vinhos da ltália.
O restaurante tem uma decoração simples e requintada, como convém a um templo da gastronomia como esse, onde se come rezando; decidimos pedir o menu degustação, pois poderíamos, assim, experimentar vários pratos harmonizados com diferentes vinhos...
E, pelas nossas expressões, pode-se concluir que acertamos!
De entrada nos serviram alguns amuse bouches como pepinos frescos, colhidos há pouco em sua horta, com uma pasta de queijos cremosos, de cabra, de produção própria...
Batatas assadas na manteiga com uma folha de louro...
E tomatinhos recheados, tudo muito leve, fresquinho e tenro...
Fagiole e cose...
Creme de cenoura com gengibre, amêndoas e couve flor...
Perfumando o ambiente, coisas utilizadas no cardápio e ali criadas ou produzidas, como os ovos, as ervas, o azeite e o vinho. O luxo da simplicidade, com tradição!

Os italianos adoram legumes e verduras, como essa saladinha... e há gente que acredita que eles só vivem de comer a sua deliciosa pasta!
O segredo da verdadeira cozinha toscana é elaborar os seus pratos com o que a estação permite. Assim a cozinha se renova e a Região, ao oferecer seus melhores frutos, colabora com sua lendária gastronomia.
Carpaccio de peito de ganso com uma redução de vinagre balsâmico, acompanhado de polenta cremosa!..Tenro bacalhau cozido no vapor, com rodelas de cebola roxa caramelisada e purê de nozes!Lombo de coelho "en croute" , temperado com estragão e acompanhado de abobrinha grelhada.
Foram tantos pratos, tantos vinhos, tantos sabores e aromas, que não deu tempo para anotar os nomes de todos os vinhos... Assim, para curtir melhor, abri mão de lhes informar os vinhos. Terei de voltar, para essa missão... Que trabalheira!...
Na cozinha, maçãs recém colhidas aguardam para enriquecer a torta folhada
que chegará da cozinha envolta em aromas...

Semifreddo de figos em calda...
Panacota com calda de chocolate e frutas colhidas no bosque a cotè do Ristorante...
Algumas capas dos mais de 30 livros escritos por Lorenza de Medici sobre a gastronomia italiana



Passeando pelos jardins, saboreando as uvas Sangiovese...Os aromas e sabores da Badia a Coltibuono...
lembrando os saborosos e elegantes momentos ali degustados...
Momentos que se incorporaram para sempre em nosso DNA...
... E assim carregamos um pedacinho desse Camelot toscano em nossas melhores lembranças...

VERNISSAGE RESTAURANTE & GALERIA DE ARTE
RUA K – N° 110 – ALTO PENEDO
PENEDO/ ITATIAIA – RJ
Fg46@bol.com.br
Reservas somente pelos telefones:
(24) 3351-1058 – 3351-1627

Nenhum comentário:

Postar um comentário