sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ENTREVISTA COM EMANUELA STUCCHI PRINETTI / BADIA A COLTIBUONO

Vocês imaginam o que é ser recebido em um castelo de 1051, que está na família Prinetti desde 1846?! Vocês fazem idéia o que é ser recebido pela proprietária do lugar, a Sra. Emanuela Stucchi Prinetti, descendente direta dos nobres Medici, de Florença, sentar-se bem à vontade com ela e degustar, juntamente com seus sábios comentários, os maravilhosos vinhos de sua produção ?!
Pois, para seu deleite, aqui está parte do nosso bate papo:
FG - O que você acha que é um vinho tradicional? Quais devem ser as suas características?
ES - Eu diria que um vinho, é claro, não somente o Chianti Classico, mas todos, de modo geral, devem respeitar a tradição; embora seja verdade que muitas interpretações feitas por alguns fabricantes nos últimos anos têm alguns conceitos equivocados . Alguém pode ser levado a produzir o Chianti, mas em geral os vinhos de grande poder, e certamente de impacto, têm sua marca registrada.
Na minha opinião devem-se seguir as regras clássicas, que atrai a elegância e finesse que um vinho precisa para ser usufruido dele as melhores qualidades.
O Chianti Classico à mesa deve ser degustado, não, apenas, provado.

FG - Hoje o consumidor está satisfeito com um vinho tradicional, ou à procura de algo diferente?
ES - Na minha experiência de vida, o consumidor se satisfaz com o que é bom.
Houve um período em que os formadores de opinião influenciaram as opiniões e gostos dos consumidores. A Sangiovese, cultivada por nós, tem características refinadas, elegantes, difícil de escapar da tradição. Nossos consumidores nos conhecem, confiam e sabem o que fazer antes de comprar.
FG - Porque você acha que em, algum momento, surgiram os Super Toscanos? Apenas para responder às necessidades do mercado ou outras razões especiais?
FG - Certamente havia outras razões. Num primeiro momento, há vários anos, o Chianti foi um fiasco! Era vendido a um custo muito baixo, e isso não permitia aos produtores se manter e avançar. O vinho era encorpado e pesado, sem as nuances sutis de hoje. As empresas, portanto, precisavam se renovar de alguma forma. O Supertoscano surgiu como uma solução parcial para este problema. O Chianti Clássico também sofreu as conseqüências do marketing e promoções.
FG - Qual vai ser a orientação futura da produção? Inovação total? Retorno à tradição?
ES - Tradição é uma palavra interessante, mas muito escorregadia. A tradição é positiva se estiver viva, por isso, se ela impulsiona para frente, certamente não pode voltar. Hoje somos ajudados pela ciência e pela tecnologia.
Mais do que apenas falar sobre a tradição, eu acredito que é necessário respeitar a originalidade do produto. A uva Sangiovese, que gera o Chianti Clássico, nasceu aqui e aqui adquiriu características inimitáveis. Acredito, portanto, que esse elemento não deve ser esquecido no futuro.
Elegância e finesse serão, então, as qualidades inerentes. Tenho observado que, no passado, havia muito mais atenção e cuidados com estes aspectos.
FG - As estatísticas falam do Chianti Classico como uma grande força no mercado mundial, é assim mesmo ?
ES - Nos EUA, nosso produto é muito forte, porque esse tipo de mercado responde de perto ao que é dado pela área de produto. Nós exportamos 30% para os Estados Unidos. O mercado dos EUA está muito avançado e sensível à mudança.
FG - E no Brasil ?
ES - O problema no Brasil são as altas taxas de importação, que encarecem muito nosso produto impossibilitando a maioria das pessoas de desfrutar vinhos de melhor qualidade. Além do mais a cultura de se beber habitualmente o vinho é relativamente nova em seu país.
Mas o povo brasileiro segue as tendências mundiais e, cada vez mais, irá degustar bons produtos. Estamos entrando no mercado brasileiro com bastante força, apesar das dificuldades da distância e das taxas exorbitantes.

FG - A internet como divulgadora do vinho: como você vê este instrumento, em comparação com outros tradicionais ?
ES - A Internet entrou em nossas vidas diárias e eu acho que é uma ferramenta positiva para divulgar o conhecimento do vinho.
Nos últimos anos tem havido grande comunicação por meio do setor de Internet e até mesmo acredito que ela pode ser usada como um recurso para se comunicar valores, conhecimentos e evoluções, mas não tanto para buscar efeitos imediatos sobre as vendas.
FG - Em 2000 Emanuela se tornou a primeira mulher presidente do Consorzio del Chianti Classico e tornou a marca conhecida mundialmente. Como foi esta experiência?
ES - Eu a vivi com muito entusiasmo. Fiquei muito feliz com esta posição que talvez tenha sido a mim conferida pelos recursos de comunicação que possuo.
No nível profissional fez-me crescer muito, especialmente porque me proporcionou uma maneira de perceber a necessidade de expressão dos meus colegas.
A Badia a Coltibuono produz, também, azeites de altíssima qualidade de seus olivais.
Para fazer o Azeite Extra Virgem as azeitonas são colhidas à mão, esmagadas em moinhos de pedra antiga, e prensadas a frio, para obter uma alta qualidade do óleo, com um inconfundível e forte sabor, ligeiramente picante.
Extra Virgem Coltibuono são impecáveis...
Chianti Classico Badia a Coltibuono 2008: 90% Sangiovese e 10% Canaiolo. Um vinho ícone da região. Agricultura biológica (orgânica), aroma leve de uva passa (adocicado), elegante, bom equilíbrio na fruta e nos aromas, 14% de álcool, e segundo as palavras da Emanuela: “Tipicamente clássico”.
Depois da colheita, cada lote de uvas é fermentado separadamente em cubas de inox a temperatura controlada. Isto é seguido por um tempo em barricas de carvalho da Eslavônia para o Chianti Classico e em barricas de carvalho francês para a Sangiovese. Coltibuono está na linha de frente dos italianos e internacionais de produção enológica.
A grappa é produzida com bagaço de uvas Sangioveto.A persistência dos aromas frescos da casca da uva no destilado é possível devido ao tipo de processo utilizado: colunas de destilação com vapor indireto de baixo grau.A destilação dessa grappa é feita na destilaria Nannoni Paganico, Grosseto, uma empresa que destila anos para as vinícolas mais prestigiadas de todo o território italiano.
A Grappa tem consumo garantido antes de qualquer refeição, para abrir o apetite, ou como digestivo após uma lauta refeição...

Outros produtos alimentícios de qualidade incluem o "indispensável" Vin Santo, vinagres de vinho envelhecidos na garrafa, vinagres balsâmicos fortemente perfumados, e enorme variedades de acácia, castanheiros, urze, mel e maná.
San Gioveto di Toscana tem uma cor rubi escuro com reflexos púrpura. O bouquet intenso lembra passas e frutas vermelhas. Na boca o fruto redondo é emoldurado por taninos firmes e acidez equilibrada, resultando em um acabamento ricamente harmonioso. Recomendado para acompanhar a deliciosa bistecca alla Fiorentina .
As vinhas Coltibuono se estendem por cerca de cinqüenta hectares nas proximidades da vila medieval de Monti. A floresta consiste em mais de 800 hectares de pinheiros, castanheiros e carvalhos. A visão mais louvável de Coltibuono inclue o cultivo da vinha para manter uma tradição antiga que é enriquecida e renovada através da experimentação, portanto, mistura do velho e da nova tecnologia. Estes são realizados pelo replantio dos clones de melhor qualidade em uma densidade mais elevada, a mais plantio de relva para prevenir a erosão, e o ressurgimento de adubação orgânica.
Chianti Classico Riserva 2007: 100% Sangiovese. Na minha opinião, o melhor vinho degustado, talvez por ser feito exclusivamente de Sangiovese, uma das minhas uvas preferidas. Permanece dois anos em tonéis de carvalho austríaco o que confere grande complexidade. Equilibrado, grande persistência e acidez, aromas finos e delicados. Na boca um vinho “vivo” e elegante.
Emanuela Stucchi Prinetti
Muito obrigado por nos receber com tanta simpatia, carisma e simplicidade, aliás, qualidades naturais em pessoas que atingem o seu nível cultural e a sua vivência! Aqueles que, nascidos no berço histórico de uma das mais tradicionais famílias da velha Itália, podem proporcionar a nós, simples mortais de muita sorte, momentos tão enriquecedores e de inigualável prazer, para os sentidos e para a alma!


Agradecemos também à Yona Adler, da Mistral Importadora, pela oportunidade que nos ofereceu ao agendar nossa visita a este inesquecível lugar!

BREVEMENTE:
LORENZA DE MEDICI: SEU RESTAURANTE E SUA FAMÍLIA... AINDA NA BADIA A COLTIBUONO!


"Momentos preciosos e raros! Que felicidade poder usufruir disso tudo!
Vocês merecem,
Vânia Mega"


VERNISSAGE RESTAURANTE & GALERIA DE ARTE

RUA K – N° 110 – ALTO PENEDO
PENEDO/ ITATIAIA – RJ
Fg46@bol.com.br
Reservas somente pelos telefones:
(24) 3351-1058 – 3351-1627

Um comentário:

  1. "Marta Fernandes: Amigos, essa viagem pela Itália no seu blog é simplesmente incrível! Voces são maravilhosos, assim como o Vernissage e sua equipe! beijos carinhosos!"

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