Pintura: "Cumplicidade"
Pintura e Texto de Franklin Guanabarino
REFLEXÃO PARA QUANDO CHEGAR O GRANDE AMOR
Quando tiver um grande amor hei de prendê-lo fortemente dentro de mim com as amarras do afeto. Mas hei de deixá-lo livre para continuar a se desenvolver e mais ainda me encantar, e, assim, eu poder admirá-lo e louvá-lo a cada gesto...
E, então, minha afeição por ele será cada vez mais intensa e nossos laços de ternura se firmarão ainda mais fortemente à nossa volta.
Haveremos, os dois, de ser um só... Entretanto, sem deixarmos de ser dois, pois dois é sempre mais que um.
Respiraremos da mesma brisa e nos aquecerá o mesmo sol. E, à noite, se tiver estrelas, repartiremos com elas os nossos segredos.
A lua há de sentir inveja quando sua luz prateada rebrilhar tanta felicidade.
Esse amor há de transformar-me num velho experiente e sábio, que lhe transmitirá segurança e força; mas, também, fará renascer em mim a criança ingênua e brincalhona que fará sua alma rir.
Quando tiver um grande amor meu coração se encherá de júbilo e contentamento tamanhos, que, ao transbordar, ondas de prazer e alegria envolverão o meu amor e o transportarão às alturas onde habitam os anjos.
Pensarei nele de forma absoluta e profunda, mas não tanto que não haja espaço em minha mente para apreciar e enaltecer tudo que me cerca e, ao acrescentar mais conhecimento e beleza à minha vida, ter mais coisas para repartir com ele.
Pisarei sobre o chão que o meu amor pisou com o cuidado de quem caminha sobre nuvens.
Olharei para ele, a cada dia, com a atenção e o deslumbramento da criança que acaba de nascer.
Calado, refletirei a sua felicidade...
E quando disser seu nome, o direi, de uma maneira tão suave, calma e acariciante, como se tivesse uma rosa entre os dentes!
segunda-feira, 26 de julho de 2010
sexta-feira, 23 de julho de 2010
FILÉ COM CREPE DE BRIE
FILÉ COM CREPES DE BRIE
P/ 4 pessoas
- Quatro filés de 180 g cortados em tiras grossas ou inteiros
-Sal e pimenta do reino
-Manteiga sem sal
-4 crepes
-4 fatias de brie com 2 cms. de altura
- Queijo parmesão ralado (à vontade)
- Geléia de damasco ou de pimenta
-Creme de leite
- Para enfeitar: damasco ou pimenta dedo de moça e folhas verdes
CREPES
RECEITA TRADICIONAL
-2 xícaras de farinha de trigo
-2 de leite
-1 colher de sobremesa de pó-royal
-2 ovos (sem a pele da gema!)
-1 pitada de sal
-1 colher de manteiga, derretida
-Bata no liquidificador e passe por uma peneira fina.
Asse na crepeira ou na frigideira de t-fal, untando-a na primeira vez, com um pouco de manteiga.
COMO FAZER
Prepare os crepes, dois por pessoa, o que sobrar pode ser guardado na geladeira e usado com variados recheios.
MOLHO
Junte uma parte da geléia com três partes de creme-de-leite e misture bem. Reserve.
FILÉS
Junte uma colher de manteiga sem sal e um pouco de óleo e deixe aquecer muito bem. Passe os filés conforme preferir o ponto, temperados com sal e pimenta do reino moída na hora. No final, adicione uma colher pequena de manteiga com sal.
MONTAGEM
No canto do prato coloque dois crepes e dentro de cada um uma fatia de brie e uma porção do molho e mais um pouco de molho sobre os crepes, jogue o parmesão ralado e leve ao micro ondas por 40 segundos, ou até derreter o brie.
Ao retirar adicione, no centro do prato, os filés com o seu suco.
Enfeite com folhas ao seu gosto: agrião, rúcula, alface, etc. Salpique damascos cortados à volta (se for utilisada a geléia de damasco), ou uma pimenta dedo de moça (caso use geléia de pimenta)
Sirva, a seguir, com um bom vinho da casta Zinfandel da California
ou um Carmenere Chileno
quarta-feira, 21 de julho de 2010
COMO ESCOLHO MEUS AMIGOS texto de Oscar Wilde
“Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero o meu avesso. Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem,mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos
Quero-os metade infância e outra metade velhice.
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto: e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois os vendo, loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que “normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril."
Oscar Wilde
terça-feira, 20 de julho de 2010
BACALHAU DE PARMA
800g DE LOMBO DE BACALHAU DESSALGADO, 8 FATIAS DE PRESUNTO DE PARMA BEM FINAS, 1 COLHER DE CHÁ DE VINAGRE BALSÂMICO, AZEITE DE OLIVA PARA REFOGAR, 2 AZEITONAS VERDES PICADAS, UMA CABEÇA DE BRÓCOLIS, 23 DENTES DE ALHO INTEIROS (AMASSADOS MAS COM A CASCA), UM DENTE DE ALHO CORTADO EM LÂMINAS BEM FINAS, 1 KG DE AIPIM.
AO GOSTO: CREME-DE-LEITE, BRÓCOLIS, PURÊ DE AIPIM, QUEIJO PARMESÃO OU GRUYÉRE RALADO. COLOCAR SAL, SE HOUVER NECESSIDADE.
BACALHAU
Cozinhe-o rapidamente no leite, sem deixar que se desfaça. Retire as peles e os ossos do bacalhau. Enxugue-o bem e junte o vinagre. Refogue-o no azeite com os dentes de alho amassados, em fogo brando, até dourar. Desligue e junte as azeitonas picadas.
PURÊ DE AIPIM
Cozinhe o aipim e amasse-o bem. junte uma colher de sobremesa de manteiga, o quanto quiser de creme-de-leite e de leite de coco e uma pitada de sal. Leve ao fogo baixo até igualar. Prove o sal.
BRÓCOLIS
Amacie os brócolis em água salgada fervendo, sem cozinhá-los demais! Retire, atirando-os em água com gelo para conservá-los crocantes e com sua cor bem viva. passe-os rapidamente pelo azeite com o alho tostado .
FINALIZAÇÃO
Numa vasilha de cerâmica refratária coloque metade do purê de aipim e o bacalhau grelhado (despreze o alho) tendo o cuidado de montar 2 fatias de presunto de Parma entre os pedaços,com o caldo a azeite e azeitonas. Cubra com a outra metade do purê, espalhe o queijo e leve para gratinar por 10 minutos no forno a 180 °. Enquanto isso: passe os brócolis por uma frigideira com azeite quente e 1 dente de alho bem picado e experimente o sal!
Pode, também, como na foto, ser servido com folhas de rúcula e tomatinhos cereja.
Acompanhe com arroz branco e sirva com um bom vinho verde português, tinto ou branco.
Assinar:
Postagens (Atom)