sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ENTREVISTA COM EMANUELA STUCCHI PRINETTI / BADIA A COLTIBUONO

Vocês imaginam o que é ser recebido em um castelo de 1051, que está na família Prinetti desde 1846?! Vocês fazem idéia o que é ser recebido pela proprietária do lugar, a Sra. Emanuela Stucchi Prinetti, descendente direta dos nobres Medici, de Florença, sentar-se bem à vontade com ela e degustar, juntamente com seus sábios comentários, os maravilhosos vinhos de sua produção ?!
Pois, para seu deleite, aqui está parte do nosso bate papo:
FG - O que você acha que é um vinho tradicional? Quais devem ser as suas características?
ES - Eu diria que um vinho, é claro, não somente o Chianti Classico, mas todos, de modo geral, devem respeitar a tradição; embora seja verdade que muitas interpretações feitas por alguns fabricantes nos últimos anos têm alguns conceitos equivocados . Alguém pode ser levado a produzir o Chianti, mas em geral os vinhos de grande poder, e certamente de impacto, têm sua marca registrada.
Na minha opinião devem-se seguir as regras clássicas, que atrai a elegância e finesse que um vinho precisa para ser usufruido dele as melhores qualidades.
O Chianti Classico à mesa deve ser degustado, não, apenas, provado.

FG - Hoje o consumidor está satisfeito com um vinho tradicional, ou à procura de algo diferente?
ES - Na minha experiência de vida, o consumidor se satisfaz com o que é bom.
Houve um período em que os formadores de opinião influenciaram as opiniões e gostos dos consumidores. A Sangiovese, cultivada por nós, tem características refinadas, elegantes, difícil de escapar da tradição. Nossos consumidores nos conhecem, confiam e sabem o que fazer antes de comprar.
FG - Porque você acha que em, algum momento, surgiram os Super Toscanos? Apenas para responder às necessidades do mercado ou outras razões especiais?
FG - Certamente havia outras razões. Num primeiro momento, há vários anos, o Chianti foi um fiasco! Era vendido a um custo muito baixo, e isso não permitia aos produtores se manter e avançar. O vinho era encorpado e pesado, sem as nuances sutis de hoje. As empresas, portanto, precisavam se renovar de alguma forma. O Supertoscano surgiu como uma solução parcial para este problema. O Chianti Clássico também sofreu as conseqüências do marketing e promoções.
FG - Qual vai ser a orientação futura da produção? Inovação total? Retorno à tradição?
ES - Tradição é uma palavra interessante, mas muito escorregadia. A tradição é positiva se estiver viva, por isso, se ela impulsiona para frente, certamente não pode voltar. Hoje somos ajudados pela ciência e pela tecnologia.
Mais do que apenas falar sobre a tradição, eu acredito que é necessário respeitar a originalidade do produto. A uva Sangiovese, que gera o Chianti Clássico, nasceu aqui e aqui adquiriu características inimitáveis. Acredito, portanto, que esse elemento não deve ser esquecido no futuro.
Elegância e finesse serão, então, as qualidades inerentes. Tenho observado que, no passado, havia muito mais atenção e cuidados com estes aspectos.
FG - As estatísticas falam do Chianti Classico como uma grande força no mercado mundial, é assim mesmo ?
ES - Nos EUA, nosso produto é muito forte, porque esse tipo de mercado responde de perto ao que é dado pela área de produto. Nós exportamos 30% para os Estados Unidos. O mercado dos EUA está muito avançado e sensível à mudança.
FG - E no Brasil ?
ES - O problema no Brasil são as altas taxas de importação, que encarecem muito nosso produto impossibilitando a maioria das pessoas de desfrutar vinhos de melhor qualidade. Além do mais a cultura de se beber habitualmente o vinho é relativamente nova em seu país.
Mas o povo brasileiro segue as tendências mundiais e, cada vez mais, irá degustar bons produtos. Estamos entrando no mercado brasileiro com bastante força, apesar das dificuldades da distância e das taxas exorbitantes.

FG - A internet como divulgadora do vinho: como você vê este instrumento, em comparação com outros tradicionais ?
ES - A Internet entrou em nossas vidas diárias e eu acho que é uma ferramenta positiva para divulgar o conhecimento do vinho.
Nos últimos anos tem havido grande comunicação por meio do setor de Internet e até mesmo acredito que ela pode ser usada como um recurso para se comunicar valores, conhecimentos e evoluções, mas não tanto para buscar efeitos imediatos sobre as vendas.
FG - Em 2000 Emanuela se tornou a primeira mulher presidente do Consorzio del Chianti Classico e tornou a marca conhecida mundialmente. Como foi esta experiência?
ES - Eu a vivi com muito entusiasmo. Fiquei muito feliz com esta posição que talvez tenha sido a mim conferida pelos recursos de comunicação que possuo.
No nível profissional fez-me crescer muito, especialmente porque me proporcionou uma maneira de perceber a necessidade de expressão dos meus colegas.
A Badia a Coltibuono produz, também, azeites de altíssima qualidade de seus olivais.
Para fazer o Azeite Extra Virgem as azeitonas são colhidas à mão, esmagadas em moinhos de pedra antiga, e prensadas a frio, para obter uma alta qualidade do óleo, com um inconfundível e forte sabor, ligeiramente picante.
Extra Virgem Coltibuono são impecáveis...
Chianti Classico Badia a Coltibuono 2008: 90% Sangiovese e 10% Canaiolo. Um vinho ícone da região. Agricultura biológica (orgânica), aroma leve de uva passa (adocicado), elegante, bom equilíbrio na fruta e nos aromas, 14% de álcool, e segundo as palavras da Emanuela: “Tipicamente clássico”.
Depois da colheita, cada lote de uvas é fermentado separadamente em cubas de inox a temperatura controlada. Isto é seguido por um tempo em barricas de carvalho da Eslavônia para o Chianti Classico e em barricas de carvalho francês para a Sangiovese. Coltibuono está na linha de frente dos italianos e internacionais de produção enológica.
A grappa é produzida com bagaço de uvas Sangioveto.A persistência dos aromas frescos da casca da uva no destilado é possível devido ao tipo de processo utilizado: colunas de destilação com vapor indireto de baixo grau.A destilação dessa grappa é feita na destilaria Nannoni Paganico, Grosseto, uma empresa que destila anos para as vinícolas mais prestigiadas de todo o território italiano.
A Grappa tem consumo garantido antes de qualquer refeição, para abrir o apetite, ou como digestivo após uma lauta refeição...

Outros produtos alimentícios de qualidade incluem o "indispensável" Vin Santo, vinagres de vinho envelhecidos na garrafa, vinagres balsâmicos fortemente perfumados, e enorme variedades de acácia, castanheiros, urze, mel e maná.
San Gioveto di Toscana tem uma cor rubi escuro com reflexos púrpura. O bouquet intenso lembra passas e frutas vermelhas. Na boca o fruto redondo é emoldurado por taninos firmes e acidez equilibrada, resultando em um acabamento ricamente harmonioso. Recomendado para acompanhar a deliciosa bistecca alla Fiorentina .
As vinhas Coltibuono se estendem por cerca de cinqüenta hectares nas proximidades da vila medieval de Monti. A floresta consiste em mais de 800 hectares de pinheiros, castanheiros e carvalhos. A visão mais louvável de Coltibuono inclue o cultivo da vinha para manter uma tradição antiga que é enriquecida e renovada através da experimentação, portanto, mistura do velho e da nova tecnologia. Estes são realizados pelo replantio dos clones de melhor qualidade em uma densidade mais elevada, a mais plantio de relva para prevenir a erosão, e o ressurgimento de adubação orgânica.
Chianti Classico Riserva 2007: 100% Sangiovese. Na minha opinião, o melhor vinho degustado, talvez por ser feito exclusivamente de Sangiovese, uma das minhas uvas preferidas. Permanece dois anos em tonéis de carvalho austríaco o que confere grande complexidade. Equilibrado, grande persistência e acidez, aromas finos e delicados. Na boca um vinho “vivo” e elegante.
Emanuela Stucchi Prinetti
Muito obrigado por nos receber com tanta simpatia, carisma e simplicidade, aliás, qualidades naturais em pessoas que atingem o seu nível cultural e a sua vivência! Aqueles que, nascidos no berço histórico de uma das mais tradicionais famílias da velha Itália, podem proporcionar a nós, simples mortais de muita sorte, momentos tão enriquecedores e de inigualável prazer, para os sentidos e para a alma!


Agradecemos também à Yona Adler, da Mistral Importadora, pela oportunidade que nos ofereceu ao agendar nossa visita a este inesquecível lugar!

BREVEMENTE:
LORENZA DE MEDICI: SEU RESTAURANTE E SUA FAMÍLIA... AINDA NA BADIA A COLTIBUONO!


"Momentos preciosos e raros! Que felicidade poder usufruir disso tudo!
Vocês merecem,
Vânia Mega"


VERNISSAGE RESTAURANTE & GALERIA DE ARTE

RUA K – N° 110 – ALTO PENEDO
PENEDO/ ITATIAIA – RJ
Fg46@bol.com.br
Reservas somente pelos telefones:
(24) 3351-1058 – 3351-1627

domingo, 20 de novembro de 2011

ENDEREÇO DO VERNISSAGE


VERNISSAGE RESTAURANTE & GALERIA DE ARTE
PENEDO / ITATIAIA
RJ

RUA K - N° 110 - ALTO PENEDO
Reservas somente pelos
Tels. : (24) 3351-1627 / 3351-1058
fg46@bol.com.br

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CHIANTI : BADIA A COLTIBUONO / EMANUELA STUCCHI

Os vinhedos nos fascinam a visão, enquanto vemos a vilazinha de Gaiole in Chianti aparecer ao longe, entre as montanhas...
No mapa já divisamos o nosso destino: o Castelo da Badia a Coltibuono
Na pequena Gaiole in Chianti o sempre delicioso clima da ToscanaAs cores quentes características, como o calor humano das pessoas que ali vivem
Por toda parte tentadoras ofertas de excelentes vinhos da Região, a preços inacreditáveis...
Um apelo irresitível!
As estradas sinuosas nos arremetem cada vez mais para o alto da montanha...
E a cinematográfica vista que vislumbramos nos deslumbra... O ar fresco e perfumado da uva Sangiovese madura e de pinheiros centenários, nos delicia o olfato!
...E Coltibuono surge entre o verde, com sua impressionante arquitetura medieval emoldurada pelo profundo azul do céu !



Ambiente medieval que nos remete a Shakespeare, Bocaccio e Cervantes...
E a imponência de uma história que, conforme nos contou nossa nobre anfitriã, vai dos Beneditinos a Napoleão Bonaparte...

Emanuela foi a primeira mulher a se tornar presidente do Consorzio Marchio Storico Gallo Nero, de Chianti Classico. Sob seu comando, a Badia Coltibuono entrou em uma fase áurea, com vinhos que estão melhores e mais finos a cada ano, merecendo um grande reconhecimento da imprensa especializada.
A SEGUIR:
A história, os vinhos, as comidas de Lorenza de Medici...
Um mundo que, Graças a Deus ainda existe, e que tivemos o privilégio de conhecer bem de perto
.

VERNISSAGE RESTAURANTE & GALERIA DE ARTE
RUA K – N° 110 – ALTO PENEDO
PENEDO/ ITATIAIA – RJ
Fg46@bol.com.br
Reservas somente pelos telefones:
(24) 3351-1058 – 3351-1627

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CORTONA... Sob o sol da Toscana!

A casa de Frances Mayes que com seu livro "Sob o Sol da Toscana" colocou Cortona no roteiro turístico das.
Entretanto, Cortona oferece muitos outros encantos como:

LUCCA SIGNORELLI
Cujo nome era Lucca d'Egidio di Ventura. Algumas fontes referem-se a ele como Lucca da Cortona. Consta que morreu com oitenta e dois anos e que o seu nascimento deve ter-se dado entre 1441 e 1445.
Pintor renascentista italiano, um dos grandes mestres da Escola da Úmbria, onde provavelmente foi aluno de Piero della Francesca. Notabilizou-se pelo esmerado uso da perspectiva. Fez parte do seleto grupo de artistas chamados a Roma pelo Papa Sisto IV para decorar com afrescos a Capela Sistina no Vaticano. (Testamento, Morte de Moisés).
De regresso à sua cidade natal, realizou suas primeiras obras caracterizadas por formas angulosas, cores intensas e um talento dramático no uso da luz. Entre 1480 e 1490 realizou numerosos trabalhos, com composições cada vez mais complexas, que desembocariam em sua atividade como pintor de afrescos no claustro da abadia de Monte Oliveto e, sobretudo, na Capela de San Brício na Catedral de Orvieto.
Entre suas obras posteriores devem ser citados os retábulos de Acervia (Brera, Milão) e "A Comunhão dos Apóstolos" (Museo Diocesano, Cortona).
Seu estilo conjuga o dinamismo lineal florentino com a luminosidade de Piero della Francesca; sua exaltação da plasticidade do corpo humano em composições de forte dramatismo, representam um precedente da pintura de Miguel Angelo. Uma gostosa surpresa: "RISTORANTE IL CACCIATORE" Antica Cuccina Toscana- Via Roma, 11-tel: 0575 613 780 info@cacciatorecortona.it
Num ambiente aconchegante, com cara de Toscana, fomos recebidos de braços abertos pelos proprietários que nos ofereceram um lauto almoço...Carne de cordeiro ao molho de pêras e trufas brancas...
Risotos e massas deliciosas... Carne de vitela fatiada, com folhas verdes e redução de mel e vinagre balsâmico
"Il Bosco" é um vinho elegante, encorpado, com forte sabor de fruta e um leve tostado na finalização. Tem atestado de DOC da Cortona e nos alegrou o almoço. Levou 92 pontos da Wine Advocate. É importado pela Mistral, no Brasil.
"Anunciação", uma obra de Fra Angelico no Museu Diocesano de Cortona
"Madona col Bambino e quatro santti"
A seguir, várias obras de Lucca signorelli:
Uma forte influência para Michelangelo!
Com o Renascimento resssurge o naturalismo na representação da figura humana e a descoberta da perspectiva, que teve em Signorelli um dos seus mais expressivos representantes.
Grandes afrescos na Capella di San Bricio em Orvieto
Representam a Ressurreição de Cristo, inspiração para a Capella Sistina ?!
"A Descida da Cruz"
"A Anunciação" tem cores bem características da época: o vermelho simbolizando o fenomênico e no manto azul da virgem, a santidade.
Sensualidade e erotismo no detalhe de um afresco. O olhar libidinoso da entidade malévola e animalesca; e a expressão, ao mesmo tempo de repulsa e atração, da jovem que exibe uma visivel abundância felliniana em suas formas... O tabu do sexo esmagava o homem renascentista entre o desejo e a culpa.Ladeiras medievais...
Típica arquitetura toscana...
Vielas misteriosas...
Pedras e lampiões...
Varandas bem cuidadas...
Uma cidade para nunca se esquecer...
Vales com vistas dos vinhedos...
Il Duomo di Cortona...
Basilica di Santa Margheritta...
Reformada por várias vezes, recebeu a decoração final no séc. XIX, de gosto duvidoso

A praça principal, com arcadas, lojas e restaurantes turísticos que abrem para almoço às 12 hs. e fecham às 14.30 hs.
Cortona, enfim, é uma passagem obrigatória para quem vai em busca da alma da Toscana:
História, Cultura, Arte, e Gastronomia!


PRÓXIMA VIAGEM:
O ENCONTRO COM UMA DESCENDENTE DOS MEDICI, A SIGNORA EMANUELA STUCCHI PRINETTI, QUE, GENTILMENTE, NOS RECEBEU EM SEU CASTELO E NOS OFERECEU UMA DEGUSTAÇÃO DE SEUS VINHOS CHIANTI:
"BADIA A COLTIBUONO" !



VERNISSAGE RESTAURANTE & GALERIA DE ARTE
PENEDO / ITATIAIA -RJ
RUA K - N° 110 - ALTO PENEDO
TElS (24) 3351-1627 / 3351-1058
fg46@bol.com.br