sexta-feira, 21 de outubro de 2011

VII - PISTÓIA, UMA TRISTE LEMBRANÇA... UMA JUSTA HOMENAGEM!

A estupidez da guerra deixou em Pistóia um cemitério onde os brasileiros que lutaram na II guerra mundial foram enterrados... Só este cemitério, hoje transformado num belo monumento aos heróis da FEB, já seria um bom motivo para ir a Pistóia.
Mas essa bela cidade vizinha a Florença merece ser visitada
Arquitetura românica, medieval e renascentista,
no estilo pisano e fiorentino do período Medici......belas igrejas, museus com importantes obras e construções dos sécs. XIV , XV e XVI... ...como o majestoso "Ospedale del Cepo", com seu friso em porcelana que conta a história deste hospital.
Reza a lenda que a Virgem Maria um dia ali se apresentou para os fiéis que deixavam suas esmolas num grande tronco (cepo) pra ajudar aos mais necessitados.

Um passado de romance de capa e espada, onde os Bianchi e os Neri viviam em luta e se matavam com pequenas adagas, conhecidas como pistola, dai, com o tempo, a corruptela dessa palavra a mudou para pistóia e deu nome à cidade.Pequenas pontes ligam as casas atravessando vielas.
Construções características das cidades medievais onde amantes e bandidos...
...aproveitavam-se da penumbra e da neblina para relizarem suas aventuras
de amor , vingança ou morte
! Durante a II Guerra Mundial a Força Expedicionária Brasileira participou ativamente nas operações de guerra nos campos da Itália com um efetivo de 25.334 homens.
O Monumento Votivo, criação do arquiteto brasileiro Olavo Redig que também projetou na Gávea, no Rio de Janeiro, a residência do Sr. Water Moreira Salles, atualmente, Instituto Moreira Salles.
No Brasil o grandioso projeto em homenagem aos nossos heróis é obra dos arquitetos Hélio Ribas Marinho e Marcos Konder Netto. Uma iniciativa do ex-combatente Marechal Mascarenhas de Moraes que lutava para trazer para o Brasil os restos mortais de seus companheiros de batalha.
Em 1960 nosso inesquecível Presidente Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira inaugurou este monumento, o sonho de Mascarenhas de Moraes.
E os restos mortais dos heróis brasileiros que perderam suas vidas na Itália foram trasladados para o Aterro do Flamengo onde está o "Monumento Nacional dos Mortos na II Guerra Mundial"
Coronel Edson Gonçalves Netto, emocionado por fazer parte, como militar, dessa brava história, junto com o Sr. Mário Pereira, atual Diretor do "Monumento Votivo Militar Brasileiro" e que toma conta desse lugar com o mesmo carinho e apreço que seu pai, o Tenente Miguel Pereira, bravo combatente da FEB que lá permaneceu com a missão de cuidar daquele pedaço de terra brasileira cravado em solo toscano.
A FEB adotou o lema " A cobra está fumando" em alusão ao que se dizia na época que "era mais fácil uma cobra fumar que o Brasil entrar na guerra..."
Visite Pistóia, renda uma homenagem aos nossos heróis, enriqueça sua cultura, delicie-se com essa linda cidade e, mais importante:
conheça a nossa história!

Povo que conhece seu passado não repete os mesmo erros...

"Na Itália perdi meu irmão, Tenente Francisco Mega, na batalha de Montese. Na época eu ainda não era nascida mas aprendi, com meu pai, a reverenciar estes heróis da II Guerra Mundial.Ouvia muito falar no cemitério de Pistóia, até que, ao ser inaugurado o Monumento aos Pracinhas, os restos mortais de meu irmão foram trazidos para o Brasil. Sem dúvida nenhuma, quando for à Itália, irei a Pistóia. E, mais uma vez, me delicio com suas fotos e narrativa de viagem!
Obrigada por esses encantos!
Vania Mega de Andrade / RJ.

"Prezados Venicio e Franklin,
que bom receber noticias de voces.
Atender os brasileiros que prestam homenagem aos Herois da FEB é um dever, quando vem pessoas como voces o dever se torna um prazer e uma grande felicidade.
Vou passar alguns dias no Rio, de 12 a 14 de novembro, espero ter um tempinho para encontrar novamente com este conjunto de pessoas maravilhosas.
Um forte abraço
Mario Pereira / Pistoia -Itália"

Aguardem: Arezzo, Orvieto, Cortona, San Gimignano, etc...

2 comentários:

  1. "Em meu nome e como porta voz de meus irmãos agradeço do fundo do coração esta homenagem sincera que você presta a todos que entregraram suas vidas na II Grande Guerra, na Itália.
    Ali perdemos nosso avô, por isso sua reportagem nos comoveu muito.

    Em 2012 iremos à Itália e visitaremos Pistóia, entusiasmados pelo seu texto e pelas belas fotos.

    Sou professora de Portugues e Letras, especializada em Literatura Moderna, e parabenizo-o pelo seu estilo objetivo, enxuto, claro e sincero.

    Breve iremos a Penedo, para conhecê-lo e provar os tentadores pratos de seu famoso "Vernissage",muito frequentado por vários amigos e colegas de trabalho.

    Muito obrigada.

    Mara Lúcia Sencillo Peres
    Rio de Janeiro/RJ

    ResponderExcluir
  2. Na Itália perdi meu irmão, Tenente Francisco Mega, na batalha de Montese. Na época eu ainda não era nascida mas aprendi, com meu pai, a reverenciar estes heróis da II Guerra Mundial.Ouvia muito falar no cemitério de Pistóia, até que, ao ser inaugurado o Monumento aos Pracinhas, os restos mortais de meu irmão foram trazidos para o Brasil. Sem dúvida nenhuma, quando for à Itália, irei a Pistóia. E, mais uma vez, me delicio com suas fotos e narrativa de viagem!
    Obrigada por esses encantos!

    ResponderExcluir