sábado, 8 de outubro de 2011

II - LA SPEZIA E CINQUE TERRE... Aguardem: Viareggio, Lucca, Pisa, Livorno, etc...

Em nosso Peugeot alugado na Avis, e magistralmente guiado pelo amigo Gonçalves, iniciamos uma viagem que nos levaria até Veneza ...




A caminho de La Spezia, Via Gênova, passamos por um enorme outlet em Serravale. Todas as grandes marcas estão lá, e os grandes preços também. Como diz Venício:"Quem muita compra faz, pouca cultura traz..."




A viagem de carro é incrível, a estrada é magnífica e a cidade surpreende!




Hotel Ghironi, Via Tino, 62 (da Via Carducci) - tel: 39 0187 52 47 24, com estacionamento, tem a vantagem de estar ao lado da rodovia, porém silencioso, e de contar com um ótimo staff de funcionários, simpáticos e solícitos.




A recepcionista do hotel, que fala espanhol e um pouco de portugues, nos indicou esse restaurante: "I Mitilli", a dois minutos do Ghironi e para o qual fomos caminhando, jantar... Comida deslumbrante! Se você não falar inglês ou italiano, fale pausadamente o português que todos vão entendê-lo. Não fique misturando idiomas tentando ser engraçado pois os profissionais de restaurantes, hotéis, taxis e lojas, na Europa, não têm muito humor para essas gracinhas e acabam se irritando... Além de você passar um atestado de incompetência.




O vinho branco da Ligúria, um Vermentino fresquíssimo, Colli Di Luna da Tenuta la Ghiaia, com uma ótima acidez, coroou o sucesso de nosso jantar, baseado em frutos do mar servidos nas mais variadas maneiras. O menu degustação foi escolhido pela garçonete, a simpática Valentina, e talvez tenha sido uma das melhores refeições feitas por nós na Itália, e pelo qual pagamos um preço justíssimo.




Zetha, a grande devoradora de lagostas, ficou encantada com essa profusão de frutos do mar. Mas era apenas o começo!





Valentina nos brindou uma ótima refeição e nos acariciou com sua simpatia!
No hotel fizemos a reserva para ir de barco até Monterosso, visitando várias cidades da Costa da Riviera Italiana. Voltamos de trem, à tardinha...
Uma das encostas com suas casinhas dependuradas e o Mar Tirreno, uma extensão do Mediterrâneo. Como este, de um azul transparente, indescritível!




A costa Speziana hospedou os poetas românticos Shelley e Byron. Ali Monet descobriu as cores do Mediterrâneo e Nietzsche iniciou seu "Assim Falava Zaratustra"





O iate de David Beckham, ancorado no porto de La Spezia, é todo computadorizado e ele pode, sòzinho, pilotá-lo pelos 5 mares. Nâo se esqueça de levat protetor solar, óculos escuros e protetor solar. Cuidado: o sol da Riviera Italiana pode deixá-lo com uma cor irresistível! A seguir as fotos das villas de Corniglia, Monterosso, Manarolla, Rio Maggiore e Vernaza, com suas ruelas e becos que nos sugerem grandes traições e inenarráveis pecados. Igrjas seculares, românicas, góticas, onde o povo vai pedir perdão... Casarios coloridos dependurados em encostas agrestes e íngremes. Barcos estacionados onde não trafegam carros. Praias alegres com lanchas modernas, a contrastar com a pátina do tempo dos antigos cais... E o mar de águas cristalinas e de reflexos infinitos que, como turquesa líquida, nos embala num sonho que o Criador nos oferece como Grande Mestre de sua mais perfeita obra.


...E ainda nos brinda com um inesquecível por do sol, em Vernazza!




Corniglia, uma das vilas sobre o despenhadeiro...
As ruelas da Vila,onde não trafegam carros, e suas seculares casas de pedra



Rosácea da igreja românica de San Pietro, na Corniglia.


O mar de infinitas gamas de azul e de transparentes reflexos, parece turquesa líquida a nos embalar num mar de sonho !
Igreja de San Pietro

As vilas onde pescadores seguem sua rotina milenar sem tomar conhecimento dos turistas...


Manarola e sua arquitetura surreal.


Guarda il mare... Quanto é bello!


Ghiesa (igreja) de São João Batista em Monterosso


A igreja foi construida entre 1244 e 1307 e sua fachada em mármore verde e branco é um monumento à optical art dos anos 60.


Esta enorme pedra parece um descomunal leão marinho a desafiar as ondas do Mar da Liguria


Monterosso, onde almoçamos na praça... Um delícia! e passeamos por suas ruelas e becos, com sofisticadas lojas de roupas e artesanato muito interessante, onde os próprios artesãos exibem e vendem seus trabalhos.


O casario colorido...


Arcos e galerias misteriosas... Sugerem romances proibidos e amores pecaminosos...


E fazem contraste com a modernidade dos barcos e da alegria das pessoas na praia.


Rio Maggiore e seus prédios de vários andares, mais habitada e cosmopolita que as outras vilas.


Traga roupa de praia e mergulhe nessas águas cristalinas...


Sem palavras diante de tanta beleza...


Ainda em Rio Maggiore


Santa Margherita, em Vernazza, outra Vila...


Vernazza


As cores do casario de Vernaza, como de toda Cinque Terre, é a paleta de um pintor transcendental








3 comentários:

  1. Que lugares! Que cores! Amo sua narrativa descritiva! É um prazer ler o que escreve!A máxima do Venício ( quem muita compra faz...) é a minha! Gosto de viajar para conhecer, não comprar!Fotos belíssimas! Parabéns pelas escolhas! Só exclamações!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Queridíssimos, estamos adorando o blog. Parabéns. Plagiando, "escolher amigos é uma arte". A viagem continua!!! Abraços
    Zetha e Gonça / Resende - RJ

    ResponderExcluir
  3. Queridos amigos, como ficou lindo o Blog, esta viagem com certeza foi maravilhosa, os lugares, parece que estamos fazendo a viagem junto.
    Lindo mesmo.

    Parabéns.
    Marcelo e Maila.
    Abraços

    ResponderExcluir